A Central de Valorização de Resíduos é detentora da Licença Municipal de Operação (LO) que consta no processo nº 086-2023/LO-SEMEIA, que autoriza a disposição de 99,0 t/d de resíduos sólidos urbanos – Classe II A, válida até 29 de junho de 2028 concedida pela Secretária Municipal do Meio Ambiente (SeMEIA) da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa.
1. Roteiro de Caracterização do Empreendimento (RCE) atualizado com a ART do responsável técnico. A documentação deverá conter informações sobre uso de água, geração de efluentes, geração de resíduos sólido, geração de emissões atmosférica e informações pertinentes.
Atendido
2. Projeto com todo o detalhamento da ampliação da capacidade de recebimento de resíduos, com a avaliação dos impactos ambientais e as devidas mitigações.
Atendido
3. Programa de Gerenciamento de Riscos do empreendimento, de acordo com a Resolução CEPRAM n° 4.578/17, que estabelece os critérios de exigibilidade e fornece os subsídios para a elaboração de um Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) para empreendimentos implantados ou em implantação no estado da Bahia.
Atendido
4. Apresentação dos seguintes programas com as últimas ações implementadas e com ART: a) Gerenciamento de Resíduos e Efluentes; b) Controle de Tráfego e Manutenção de Máquinas e Veículos; c) Armazenamento de Produtos Perigosos; d) Treinamento de Funcionários; e) Desativação do Canteiro de Obras e Recuperação das Áreas Afetadas; f) Controle na Emissão de Particulados.
Atendido
5. Apresentar relatório mais atual do Controle de Erosão e Assoreamento.
Não aplicável até o momento de divulgação desta cartilha
6. Apresentar relatórios do Programa de Comunicação Social (PCS) para as comunidades da AID e ADA, que deverá contemplar as comunidades impactadas, sociedade civil, Poder Público e empreendedor. A documentação deverá conter os dois últimos relatórios das atividades desenvolvidas e de Atas das reuniões realizadas. O PCS deverá conter o levantamento das comunidades que possam ser impactadas pela operação do empreendimento.
Em desenvolvimento
7. Apresentar relatório mais atual da execução do Programa de Educação Ambiental, abrangendo: a comunidade local e trabalhadores do empreendimento, constando dentre os temas a serem abordados, os três Rs do consumo consciente, com projeto para associações locais de aproveitamento e reciclagem de materiais.
Atendido
8. Apresentar o Programa de Monitoramento das águas subterrâneas e os relatórios dos monitoramentos realizados que deverá ser composto por, no mínimo, 4 (quatro) poços, sendo um a montante tomando como branco, e as análises dos parâmetros, em conformidade com o que determina a Resolução CONAMA nº 396/2008. A documentação deverá conter a ART.
Atendido
9. Apresentar o Programa de Controle de Odores, incluindo na metodologia de avaliação a participação de elementos das Comunidades.
Atendido
10. Apresentar o Programa de Controle de gases do aterro durante a fase de operação, enfatizando as técnicas de remoção de bolsões e queima/uso.
Atendido
11. Apresentar, referente aos últimos doze meses, o inventário dos resíduos dispostos no aterro, identificando sua fonte geradora, composição, quantidade e data de disposição.
Atendido
12. Apresentar, caso pertinente, o plano de fechamento da célula, contendo com as ações a serem tomadas e a forma de recomposição da área.
Atendido
13. Apresentar os Relatórios de Monitoramento da eficiência da ETE no tratamento do chorume realizados durante a operação do empreendimento.
Não aplicável até o momento de divulgação desta cartilha
14. Apresentar o último Relatório de monitoramento estrutural do aterro através de estudo geotécnico.
Não aplicável até o momento de divulgação desta cartilha
15. Apresentar Relatório atual das ações realizadas no controle de processos erosivos.
Não aplicável até o momento de divulgação desta cartilha
16. Apresentar Relatório atual das ações realizadas no controle de gases do aterro durante a sua operação.
Não aplicável até o momento de divulgação desta cartilha
17. Apresentar em relatório consolidado as ações implementadas na promoção do treinamento periódico junto aos funcionários, contendo informações acerca da inspeção, manutenção e operação do aterro.
Atendido
18. Apresentação da planta baixa das drenagens e da planta baixa do empreendimento.
Atendido
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